Aulas de Tango Argentino
Professor: Ale Laguna e convidadas
- AULAS GRUPAIS Domingos 19.15 | NÃvel Iniciados e NÃvel Aberto | 90 min. Valor 15 tangos.
- LADIES TANGO Segundas-Feiras 19:00 | Intermedias e Avançadas | 75 min. Aula em formato laboratório destinado a mulheres com experiência de baile na milonga e que querem aprender a função tradicional do Homem da condução. Valor 15 tangos.
- AULAS PARTICULARES Todos os nÃveis | Aula de 60 minutos Contactar Alejandro por DM instagram @milongabarraca ou milongabarraca@gmail.com
​
Aprender a dançar tango como em Buenos Aires
Para mim, o tango é antes de tudo uma experiência vivida e partilhada: uma dança social enraizada no abraço, na musicalidade e na energia alegre das pistas de dança de Buenos Aires. No meu ensino, procuro recriar esse sentido de espontaneidade, jogo e celebração — o tango como algo vivido com os outros, e não como algo executado ou analisado à superfÃcie.
Alejandro é um practitioner-researcher argentino, bailarino e professor de tango, natural de Buenos Aires e residente em Lisboa, com doutoramento em Artes Performativas (Universidade de Évora), centrado no conhecimento não verbal e interdisciplinar, e com uma licenciatura em Educação Musical (Universidade de Évora / Conservatório Superior de Música de Buenos Aires).
Com quase 30 anos de experiência no ensino do tango argentino, o seu trabalho está enraizado na tradição da dança social de Buenos Aires, com uma forte ênfase no abraço, na musicalidade e na compreensão incorporada do movimento tal como emerge na pista de dança.
Alejandro especializou-se como Músico de Dança no contexto de aulas universitárias de técnica de dança contemporânea e moderna, trabalhando em estreita colaboração com professores de dança e proporcionando suporte musical-métrico em contexto académico. Esta experiência influencia fortemente a sua abordagem à estruturação do movimento, ao tempo e à consciência musical no ensino do tango.
Possui sete anos de experiência de investigação pós-doutoral, através de uma bolsa de pós-doutoramento (Universidade de Aveiro e Universidade Nacional de La Plata), na área da análise do movimento e da interação entre conteúdos verbais e não verbais, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), reforçando a sua capacidade de observar, analisar e transmitir processos complexos do movimento humano moldados por fatores perceptivos e psicológicos.
Praticante avançado do Gyrotonic Expansion System aplicado à técnica de dança clássica, com formação com Barbora Hruskova, Ensaiadora principal do Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado, o seu trabalho com este método contribuiu para um entendimento mais refinado da organização corporal, da eficiência e da clareza do movimento, aplicados diretamente à pedagogia do tango.
